Iniciativa é uma homenagem ao docente, falecido este ano.
O primeiro oferecimento será a formados de 2015.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) acaba de instituir o Prêmio Professor Doutor Oscar Brito Augusto, uma homenagem ao docente, falecido em 27 de abril deste ano. Ele foi professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli. O prêmio, criado por meio da portaria DIR 2082/2016, consiste em um diploma alusivo de Honra ao Mérito.

O prêmio será concedido pela primeira vez em cerimônia a ser realizada no dia 20 de dezembro, na Poli. Será agraciado o/a estudante que tenha se formado, que se destacou em seus estudos e tenha realizado atividade de intercâmbio estudantil ou duplo diploma em programas reconhecidos e homologados pela Comissão de Graduação da Poli. Será reconhecido como melhor aluno/aluna aquele/aquela que tenha obtido a melhor média ponderada, constante no histórico escolar, nas disciplinas ministradas pela Poli.

“O professor Oscar, como presidente da Comissão de Graduação (CG) da Poli, foi um dos grandes responsáveis pela implantação dos programas de duplo diploma, simplificando e desburocratizando os processos de equivalência de cursos e disciplinas”, lembra o diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira. “Sua visão da graduação privilegiava a formação global do engenheiro, trabalhando com ideias arrojadas e multidisciplinares para o estabelecimento das grades curriculares”, completa.

A ideia da criação do Prêmio foi de Alex Eduardo Guerlando, chefe administrativo do Serviço de Apoio Educacional, órgão vinculado à Assistência Técnica Acadêmica da Poli. Ele trabalhou com o professor Oscar Brito Augusto por quase dez anos, justamente quando o docente ocupou a presidência da CG.

O professor Oscar Brito Augusto construiu sua carreira acadêmica na Poli, onde concluiu a graduação em Engenharia Naval e Oceânica em 1980. Também pela Escola fez seu mestrado, em 1982, e seu doutorado, em 1987. Em 1997, obteve o título de Livre Docência. Presidiu a Comissão de Graduação da USP por 10 anos, de 1999 a 2008, e foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação da USP de 2002 a 2006.

Profissional com vasta experiência na área, ele dedicou especial atenção em sua carreira ao tema Síntese Estrutural Naval e Oceânica, com destaque para assuntos como síntese automatizada de estruturas navais e oceânicas; métodos numéricos aplicados à Engenharia; otimização com múltiplos objetivos; e educação em Engenharia.