O evento contou com diversas palestras, minicursos, workshops e visitas técnicas.

Terminou nesta sexta-feira (20/01) a 12ª Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (SEQEP). O evento, organizado anualmente pelos alunos de graduação da Engenharia Química (PQI) da Poli, contou com atividades variadas, cujo objetivo foi aproximar os estudantes da profissão. Esta edição teve um recorde de participação, com 505 inscritos, estudantes de graduação de Engenharia Química da Poli-USP e de outras instituições paulistas e de outros Estados, além de alunos que cursam áreas afins, como Química e Ciências Farmacêuticas, entre outras.

“Fiquei muito contente ao saber que houve um recorde de inscritos, com a presença de muitos alunos que não são da USP”, destacou o professor Reinaldo Giudice, chefe do Departamento de Engenharia Química, no encerramento da SEQEP. “É um resultado importante porque mostra a perenização do evento junto aos alunos”, acrescentou.

Leonardo Dente, que ao lado do presidente da Associação de Engenharia Química da Poli-USP, Ricardo Shinichi, coordenou a organização da Semana, fez um balanço positivo do evento. “É um projeto muito desafiador organizar a SEQEP, pois é um evento grande, que envolve muita gente. Isso foi uma motivação para mim”, afirmou ele, que também agradeceu a toda a equipe da organização e apoiadores pelo trabalho. “Foi uma boa surpresa termos um recorde de inscrições, a gente não esperava que a Semana crescesse tanto”, comentou Marcelo Hiltner, um dos integrantes da equipe de organização.

Programação intensa

Todas as atividades da SEQEP foram gratuitas. A Semana começou com uma conversa motivacional com Mateus Biselli, ex-politécnico e um dos sócios da Stone Pagamentos, que falou sobre empreendedorismo. Foram realizadas mais quatro palestras com assuntos relacionados à gastronomia, engenharia de sabores, engenharia consultiva, vida profissional e inovação. Além disso, mini-palestras foram apresentadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP).

Na terça-feira (17/01), às 8h, o Departamento de Engenharia Química (PQI) abriu suas portas para a realização de minicursos de seis horas de duração. Foram oferecidas dez matérias: química forense; processo de produção de cerveja; Excel; introdução ao controle de poluição atmosférica; açúcar e álcool; biorrefinaria e biotecnologia; bionanomanufatura; engenharia de explosivos; ciência das fragrâncias; e aplicações de gases na indústria.

No dia seguinte (18/01), foi a vez do vão da FAU-USP ceder espaço para um workshop e uma mostra de iniciação científica. Lá, empresas montaram seus stands para apresentações de programas de estágio e trainee, e alunos expuseram banners sobre suas pesquisas.

A quinta-feira (19/01) foi reservada para visitas técnicas às grandes empresas do ramo. Se propuseram a receber inscritos a Air Liquide, Brasil Kirin, Dow, Dupont, IFF, Natura, Nitro Quimica, P&G, Linde Gás e Bovespa.

As oficinas de aprimoramento prático ocorreram no último dia. Foram doze temas ligados à profissão de engenheiro, como, por exemplo, empreendedorismo, desenvolvimento de carreira, negócios e aprimoramento do currículo. Gestores das empresas Oxiteno e Ingredion conversaram com os participantes a respeito da profissão e sobre segurança na indústria de alimentos.

O último dia também contou com uma mesa redonda, cujos participantes debateram o tema “Inteligência Artificial: da Indústria 4.0 ao Mercado Financeiro”. A mediação coube ao professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Bruno Santoro. Compuseram a mesa Guilherme Vitolo, gerente sênior da Ernst & Young; Rafael Zanini, gerente de vendas da Chemtec, empresa do grupo Siemens; e pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) Cesar Alexandre de Souza. Todos são politécnicos.

Clique aqui para conferir as fotos da 12ª SEQEP.