No dia 11 de abril, das 9h às 13h, a Rede Globo realiza no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) o Seminário Anda_SP, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). O intuito é fomentar uma discussão acadêmica sobre os temas abordados nas reportagens da série Anda_SP, veiculadas pelos telejornais locais da Globo São Paulo. E para debater a mobilidade urbana sob diferentes perspectivas, o encontro reúne os professores Robert Cervero, da Universidade da Califórnia; Orlando Strambi, da Escola Politécnica da USP; Regina Meyer, da Faculdade de Arquitetura da USP; além do pesquisador Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e da consultora do Banco Mundial e do WRI (World Resources Institute), Andrea Leal. Para se inscrever, clique aqui.

Na ocasião, haverá uma exposição de fotos sobre o tema e também será lançado o Caderno Mobilidade Urbana, que conta com artigos acadêmicos, entrevistas e reportagens sobre o assunto. Por meio de análises históricas, econômicas e sociais, a publicação aborda os desafios do deslocamento nas grandes metrópoles sob o ponto de vista do planejamento urbano, do transporte coletivo (como metrô, trem e ônibus) e do transporte individual. Em uma seção especial dedicada à série Anda_SP, também foram reunidas reportagens exibidas pelo Jornalismo da Globo sobre a dificuldade de locomoção vivida diariamente pelos paulistanos. A quarta edição do Caderno traz, ainda, exemplos positivos de iniciativas desenvolvidas em outras cidades do Brasil e do mundo com o propósito de solucionar as questões da mobilidade urbana.

A nova edição do Caderno ganha uma versão digital inédita, que poderá ser acessada gratuitamente a partir de 11 de abril.

Seminário Anda_SP

Data: 11 de abril

Horário: 9h às 13h

Local: Auditório do Museu de Imagem e do Som (MIS). Endereço: Avenida Europa, 158 – Pinheiros – São Paulo.

Inscrições pelo link https://pt.surveymonkey.com/s/inscricao_anda_sp