A pesquisa acadêmica demanda, em geral, equipamentos avançados e de difícil aquisição devido aos altos custos. Para utilizar os recursos de maneira racional, a Universidade de São Paulo incentivou a criação de Centrais Multiusuários, ou core facilities, que consiste em um laboratório ou um conjunto de vários laboratórios que reúnem equipamentos complementares e/ou compartilháveis e disponibilizados a diferentes usuários da própria USP ou instituições externas a ela. Existem várias centrais multiusuários na USP que foram constituídas quando a FAPESP abriu o Programa Equipamentos Multiusuários em 2011 e 2012.

Para debater a gestão desses equipamentos multiusuários e as facilidades e dificuldades encontradas pelos pesquisadores nos seus anos de implementação, a Escola Politécnica da USP realizará, no dia 19 de abril de 2016, a partir das 9h, um Workshop sobre o tema, com a presença de autoridades e pesquisadores da Universidade, e representantes dos órgãos de fomento, como a Fapesp, e de outros centros de pesquisa. Ao longo do dia serão realizados palestras e painéis que terão como objetivo a reflexão e alinhamento de ações para sua melhor gestão.

Programação completa.

As inscrições estão abertas e disponíveis no link.