FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Instruções para selecionados para Intercâmbio

Carta de Aceitação: Documento emitido pela IES no exterior e que prova de sua aceitação para realizar estudos no exterior. A Carta de Aceitação é necessária para a solicitação do Visto. O aluno deve providenciar o passaporte e entrar em contato com o Consulado do país de destino para solicitar informações sobre a obtenção do Visto apropriado.

Matrícula na Poli: Após receber a Carta de Aceitação e se tiver certeza que irá realizar o intercâmbio, não é necessário fazer a matrícula no Júpiter, também não deve trancar a matrícula.

Mudança de status no sistema Júpiter: A alteração do status para: “GRE – Cursando Disciplina no Exterior”, somente ocorrerá dois meses após o início do intercâmbio e poderá ser verificada no Resumo Escolar disponível no Sistema Júpiter. A alteração de status compreende o(s) semestre(s), no caso dos cursos semestrais (1º semestre: fevereiro / março a julho; 2º semestre: agosto a dezembro) e o(s) quadrimestre(s), no caso dos cursos quadrimestrais (1º quadrimestre: janeiro a abril; 2º quadrimestre: maio a agosto e 3º quadrimestre: setembro a dezembro). A matrícula através do Sistema Júpiter deverá ser realizada quando estiver retornando ao Brasil para finalizar o seu curso na Poli. Dúvidas em relação à matrícula, favor enviar mensagem para secao.alunos.poli@usp.br. Emissão de Atestados de Matrícula, Histórico Escolar, etc. deve ser solicitada diretamente na Seção de Alunos.

Assuntos Acadêmicos: Plano de estudos, validação de estágios, equivalência de disciplinas devem ser tratados diretamente com o Coordenador de Curso na Poli.

Intercâmbio de Aproveitamento de Estudos: O(a) aluno(a) deverá cursar, na IES no exterior no mínimo, 12 créditos por semestre. O aproveitamento e/ou equivalência dos créditos cursados no exterior devem ser solicitados diretamente na Seção de Alunos da Poli mediante apresentação do Histórico Escolar oficial, emitido pela IES no exterior.

Intercâmbio de Duplo Diploma: A equivalência automática (dois anos no exterior por um ano na POLI), implícita nos acordos de Duplo Diploma, somente é aplicável quando o curso feito no exterior é igual (p.ex. mecânica-mecânica) ou semelhante (p.ex. sistemas eletrônicos-eletrônica) ao cursado na POLI. Nos casos em que esta igualdade/semelhança não se aplica, a determinação das disciplinas a serem cursadas, após o retorno ao Brasil, será estabelecida pela respectiva Coordenação de Curso da Poli.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Duplo Diploma: No caso dos alunos de Duplo Diploma que forem realizar o trabalho de conclusão de curso no exterior e queiram utilizá-lo também em seu trabalho final na Poli, deverão conversar com o coordenador de TCC do seu curso, de preferência antes de iniciar o trabalho, pois há requisitos que devem ser atendidos e cada departamento pode aceitar ou não que isso seja feito, pedindo ou não um complemento ou um trabalho diferente. Assim como cada escola do exterior tem a sua especificidade. 

Deliberação da Comissão de Graduação da EPUSP de 08.05.2015

poli-io-instrucoes-04Os alunos que retornam de intercâmbio com 0 (zero) crédito de aproveitamento, deverão ficar incurso no artigo 75 do Regimento Geral da USP: “Entende-se por cancelamento de matrícula a cessação total dos vínculos do aluno com a Universidade. §2º IV – se o aluno não obtiver nenhum crédito em dois semestres consecutivos, executados os períodos de trancamento total”.

https://www.poli.usp.br/images/stories/media/download/crint/DeliberacaoCG-EPUSP-08-05-2015.pdf

 

Saiba quem é o coordenador de curso atual

(atualizado em 11/01/2022):

Coordenadores das CoCs dos Departamentos da Poli

Observação: A CoC Computação designou o Prof. Bruno Albertini (balbertini@usp.br) para os assuntos relacionados a AE e DD no PCS. 

Instituições.

Campus France
http://www.bresil.campusfrance.org/

Comissão Fulbright
http://www.fulbright.org.br/

DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
http://www.daad.org.br/

Fundação Estudar
http://www.estudar.org.br

Órgãos de Fomento

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
http://www.fapesp.br

Fundação CAPES – Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
http://www.capes.gov.br

Consulados

Consulado da Alemanha
http://www.sao-paulo.diplo.de

Consulado Geral do Canadá em São Paulo
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil
Consulado-Geral da França

http://saopaulo.ambafrance-br.org/

Consulado Geral da Itália
http://www.ambbrasilia.esteri.it

Consulado do Japão
http://www.sp.br.emb-japan.go.jp

Consulado Geral de Portugal
http://www.consuladoportugalsp.org.br

Conforme acordo internacional vigente entre Brasil e Alemanha:

Estudantes brasileiros poderão solicitar o visto de estudante quando chegarem à Alemanha, não precisando tirar o visto prévio!

Para isso, basta estar de posse do passaporte e documentação de inscrição na Instituição de Ensino Superior na Alemanha.

Confirme esta informação com o Escritório Internacional da IES da Alemanha, para a qual você vai. 

Importante: o consulado recomenda que o voo seja direto entre Brasil-Alemanha, para evitar problemas na imigração em outros países.  Leia mais.

Na Alemanha, há muitos centros brasileiros de recepção acadêmica. Por isso, é de extrema importância que os brasileiros recorram a essas unidades para qualquer informação ou ajuda antes e durante a mobilidade.

Busque orientação antes do Intercâmbio!