Início Comunicação Notícias Mercado de trabalho busca profissionais proativos e que saibam se adaptar a situações adversas

Principais empresas brasileiras e estrangeiras destacaram as qualidades mais desejadas nos profissionais durante a 27ª edição do Workshop Integrativo

Segundo empresas como Itaú, Ambev e Monsanto, não há um perfil específico do “profissional perfeito” atualmente. Contudo, algumas qualidades são consideradas diferenciais na hora da contratação, como proatividade, desejo contínuo de inovação e, principalmente, capacidade de adaptação a problemas ou dificuldades. São pessoas com esse perfil que empresas participantes da 27ª edição do Workshop Integrativo (WI) estão procurando. O evento, uma iniciativa da Poli Júnior, se realiza nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e termina nesta quinta-feira (10/08).

“Nós procuramos gente de diversas áreas, mas que sejam versáteis e consigam se adaptar facilmente”, afirma Lucas Barros, que participa de um programa de estágio na Monsanto desde fevereiro. Ele cursa Engenharia Mecânica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), e diz que trabalhar na empresa está sendo uma experiência enriquecedora.

Lucas não é o único que veio de universidades sediadas fora de São Paulo. Dezoito caravanas com estudantes de outras cidades, como dos campi da USP em Lorena e São Carlos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de São José dos Campos, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e também instituições particulares, como o Mackenzie e Instituto Mauá de Tecnologia, participaram do evento. Na ocasião, os estudantes conheceram os programas de estágio e trainee de 79 empresas nacionais e internacionais, e tiveram a oportunidade de conversar com pessoas que atuam no mercado de trabalho há algum tempo.

É o caso da Giovana Ilibio, que cursa Farmácia na Unifesp. É a primeira vez que ela vai à feira, mas pretende repetir nos próximos anos. “Fiquei sabendo do evento por meio das redes sociais. Acredito que seja uma ótima oportunidade para conhecer as empresas e seus planos de carreira”.

Os estandes – Serão aproximadamente 7.000 visitantes durante os dois dias do WI. Para se destacar em meio a tanta gente, as empresas pensaram em estratégias para chamar atenção a seus estandes e atrair o público. A Porto Seguro, por exemplo, investiu em palestras rápidas, de no máximo 15 minutos. Nelas, profissionais da seguradora conversam com o público e falam sobre suas funções.

A Natura expôs seus produtos e permitiu que o público os provasse. Além disso, promoveu sorteios de hora em hora. A Accenture, empresa de consultoria, resolveu inovar na decoração e trouxe um cenário de garagem para o WI.

O tema tecnologia também foi constante entre as expositoras. A Ambev levou ao público a ZX Ventures, uma startup que atualmente faz parte da empresa e trabalha no setor tecnológico e de inovação. Já o banco Itaú está promovendo atividades com drones, em que os participantes podem conduzir e tentam ultrapassar obstáculos.

Causas Sociais – Uma das expositoras, a Quero Educação, mostrou ao público do WI que empreendedorismo e causas sociais podem caminhar juntos.

A startup, que nasceu de um trabalho de conclusão de curso desenvolvido no ITA, em 2010, auxilia estudantes das áreas mais remotas do país a encontrarem o curso ideal por um preço acessível. Por meio do programa Quero Bolsa, as instituições de ensino superior são contatadas para a negociação de descontos e bolsas para quem está inscrito no programa e não possui condições financeiras.

Já são mais de 200 mil alunos matriculados pela iniciativa e mil instituições parceiras, mas eles pretendem atingir ainda mais. “Viemos aqui hoje porque queremos mostrar que empreender e impactar socialmente pode funcionar”, defendeu Raphael Rezende, do setor de Recursos Humanos da startup.

Confira as fotos do evento aqui

(Amanda Panteri)

Última atualização em Qua, 09 de Agosto de 2017 16:03