Professor comentou o papel da tecnologia na sociedade e seus reflexos na economia, cultura, saúde, entre outros aspectos

O professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, Marcelo Knörich Zuffo, participou nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2016, do Programa Roda Viva, da TV Cultura. O programa existe desde 1986, e abre espaço para debater temas de interesse da sociedade com apresentação de ideias, conceitos e análises, por meio de entrevistas com grandes personalidades.

Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP em 1989, Marcelo Knörich Zuffo tem atuado desde então junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de meios eletrônicos interativos, com foco nos seguintes temas: engenharia de meios interativos, saúde digital, computação de alto desempenho, realidade virtual, computação gráfica, e visualização. Em 2001, desenvolveu o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo no Brasil denominada CAVERNA Digital, e desde 2011 coordena o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

Ao longo da entrevista, Zuffo demonstra que acredita que o avanço da tecnologia sobre todos os setores da sociedade trará profundas mudanças na educação, saúde, trabalho, arte e cultura. E que isso vai acontecer, entre outros fatores, pela combinação dos recursos da TV digital com a internet e a computação. Na medicina, uma das áreas mais promissoras é o uso de recursos eletrônicos para substituir procedimentos invasivos na luta contra o câncer.

Veja a entrevista completa no link https://www.youtube.com/watch?v=km7xL4IgR7k