Início Pesquisa Programa de Pós-Doutorado FAQ – Programa de Pós-Doutorado

FAQ – Programa de Pós-Doutorado

1. O que é o programa de Pós-Doutorado?
O Programa de Pós-Doutorado da USP é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob supervisão de pesquisador experiente, realizado nas Unidades, Museus, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares, por portadores de título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade.

2. O que precisa para entrar no Programa de Pós-Doutorado da USP?
O candidato ao Programa deve possuir título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira, obtido há no máximo 7 anos. Docentes e funcionários da USP poderão participar do Programa apenas se estiverem afastados de suas funções e em Unidade diferente daquela a que estiver vinculado.

Docentes vinculados ao Programa Professor Visitante não podem participar simultaneamente do Programa de Pós-Doutorado.

3. Quem pode orientar?
O Supervisor deve ser docente ativo da USP ou Professor Sênior, com Termo de Colaboração válido durante todo o período do Plano de Trabalho, e deverá possuir título de Doutor. Ele deve possuir competência reconhecida em área de atuação compatível com a do projeto.

4. Quando se inscrever no programa?
O processo de inscrição é contínuo, não necessita aguardar abertura de edital, porém, é preciso atentar ao prazo de recebimento de documentos pela CPq.

5. Onde as atividades são realizadas?
Geralmente, internamente ao depto do orientador, podendo se estender a outros que sejam necessários.

6. Qual a dedicação ao programa?
Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas. Quando bolsista, a dedicação é integral, nos demais casos, pode ser parcial, com tempo mínimo de dedicação de 20hs semanais.

7. Qual a duração do programa?
O prazo máximo para conclusão do pós-doutorado é o estabelecido no Plano de Trabalho, prorrogável desde que a justificativa seja aprovada pela Comissão de Pesquisa ou Conselho Deliberativo.
O período máximo de vinculação do pós-doutorando com o mesmo Plano de Trabalho é de 5 anos.

8. É obrigatório ter bolsa?
Não, para entrar no programa, são possíveis 3 casos:
I – se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;
II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa, ou ainda, se o vínculo empregatício for em tempo parcial;
III – sem bolsa, a critério da Comissão de Pesquisa.

9. Qual a tramitação do processo?
Vide fluxograma

10. Alguém de fora do país pode entrar no programa?
Sim, basta apresentar além dos documentos exigidos, RNE, protocolo ou equivalente; e cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo. O RNE ou o passaporte tem que ser válido até a data de término do pós-doc.

11. O que preciso para ter o atestado de conclusão de pós-doutorado?
Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas e apresentar relatório final aderente ao Plano de Trabalho, aprovado pelo Supervisor e pela Comissão de Pesquisa.

O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado e o atestado não será emitido.

12. O que é aceito como comprobatório do título de doutor?
Diploma ou declaração de defesa de tese aprovada pela instituição de ensino.

13. O programa gera vínculo empregatício?
A participação no Programa de Pós-Doutorado não gera vínculo empregatício ou funcional entre a Universidade e o pós-doutorando, sendo vedada a extensão de direitos e vantagens concedidos aos servidores.

14. O pós-doutorado tem direito a utilização dos serviços oferecidos pela Universidade?
Durante o programa de pesquisa, o pós-doutorando terá direito à utilização dos serviços de bibliotecas, acervos e laboratórios oferecidos pela Universidade aos seus docentes, segundo a regulamentação dos órgãos competentes, bem como à rede USPnet.

15. Tenho que apresentar relatórios periódicos?
Sim, quando do término do programa ou de prorrogação.
A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigência.

16. Quanto tempo antes do término do programa tenho que pedir prorrogação?

17. Posso alterar o título do projeto ao longo do pós-doc?
Não, caso haja esta necessidade, o pós-doc vigente deverá ser cancelado e iniciado um novo.

18. Quais as resoluções que regem o assunto?
Resolução 7406/2017